quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Terry Eagleton: A tarefa do crítico


Há cerca de quarenta anos, o mais provocativo e conceituado crítico cultural britânico, Terry Eagleton, discute e desafia o campo da teoria literária. A trajetória desse personagem célebre da intelectualidade europeia é investigada no livro A tarefa do crítico reúne um conjunto de entrevistas realizadas com Eagleton pelo professor de literatura Matthew Beaumont ao longo de nove meses, nas quais se aborda - entre outros temas - a importância do intelectual e os paradigmas nos quais se move a crítica literária.

Editado em forma de perguntas e respostas, a obra aborda não somente aspectos significativos da biografia do crítico, mas também oferece formas de compreender melhor seu pensamento e a posição de destaque ocupada por ele. As entrevistas promovem paralelos entre o pensamento de Eagleton e de importantes teóricos como Raymond Williams, seu profundo influenciador, além de Ludwig Wittgenstein, Georg Lukács, Lucien Goldmann, Louis Althusser, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Bertolt Brecht, Jacques Lacan, Frederic Jameson e Slavoj Zizek. Figuram no debate questões pessoais, importantes eventos históricos da esquerda e um panorama de sua atual posição no cenário intelectual em campos de pesquisa como a sociologia, a semântica, a teoria cultural e a teoria marxista. Assuntos provocativos como o papel da teologia em seus trabalhos recentes também são destacados.

A tarefa do crítico, um mergulho na formação de Eagleton desde sua infância em Salford até sua ascensão ao status de celebridade intelectual, é certamente "um livro no qual os insights do crítico incorporam suas opiniões sem qualquer esforço, é uma tentativa de dramatizar tanto a qualidade dialógica do pensamento de Eagleton quanto sua importância estratégica", como descreve o entrevistador Matthew Beaumont.

Nenhum comentário: