sábado, 10 de janeiro de 2009

Hamas - Um guia para iniciantes


Os Estados Unidos consideram o Hamas uma organização terrorista. Entretanto, ele venceu as eleições palestinas realizadas em 2006. Trata-se agora de um partido político democraticamente eleito. Por que o Hamas venceu as eleições? As respostas podem ser encontradas em Hamas – Um Guia para Iniciantes, do jornalista da Al-Jazeera e aclamado estudioso estabelecido em Cambridge, Kahled Hroub, que analisa a história do Hamas e sua controvertida agenda. O livro, através de um formato de perguntas e respostas, abrange todas as questões de fundamental importância, incluindo as atitudes do Hamas em relação a Israel e à OLP, suas crenças religiosas, seus ataques suicidas e seu programa de assistência social voltado para as camadas menos favorecidas dentro da Palestina.

“Este livro se propõe a relatar a história do ‘verdadeiro Hamas’, não aquele que tem sido mal compreendido ou distorcido”, escreve o autor. “Quando digo ‘verdadeiro Hamas’, estou falando da realidade do Hamas em todos os seus aspectos, desmascarando qualquer abordagem reducionista. Além disso, não há qualquer intenção de promover um tratado apologético sobre o Hamas. Caberá ao leitor formar sua própria opinião sobre esse movimento palestino. A proposta do livro, portanto, é fornecer informações básicas e análises esclarecedoras que se fazem necessárias.”

E prossegue: “Minha própria compreensão do Hamas vai além de uma mera questão quanto a ser ou não a favor do movimento. Como um indivíduo secular, desejo que a Palestina e todos os outros países árabes, no que se diz respeito a este assunto, sejam governados por leis seculares. Contudo, vejo o Hamas como uma conseqüência natural de uma condição de ocupação brutal e não natural. O radicalismo do Hamas deveria ser visto como um resultado completamente previsível do projeto colonial israelense em andamento na Palestina.”

Nenhum comentário: