sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Repensando os Trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre


Originalmente concebido para o público estrangeiro, Repensando os Trópicos: um retrato intelectual de Gilberto Freyre, oferece aos leitores lusófonos a oportunidade de encontrar uma análise global que vai muito além de Casa grande e senzala. Combinando os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por Maria Lúcia Pallares-Burke e Peter Burke, a obra traduz muito da visão internacional que Freyre tinha de seu país, analisando-o, por vezes, como participante de seu processo histórico e, por outras, como um crítico analisador de seus costumes.

O livro valoriza um Freyre crítico cultural e intelectual público, que se pronunciava sobre arquitetura, raça, regionalismo e sexo. Conta também como ele lia e escrevia intensamente, tendo o apoio de familiares, amigos e discípulos que digitavam seus manuscritos (originalmente escritos a lápis) ou copiavam documentos para ele nos arquivos. É mostrado como um rompedor de tabus, dono de um estilo coloquial que ofendeu alguns de seus primeiros leitores no início da década de 1930.

Na tentativa de explicar o multidisciplinar pesquisador - que além de historiador foi um ativo sociólogo, jornalista, crítico cultural, deputado, romancista, poeta e artista plástico - Maria Lúcia e Peter Burke buscaram em entrevistas a conhecidos do pernambucano, em teses acadêmicas, pesquisas sobre hábitos brasileiros e documentos redigidos pelo próprio Freyre a fonte para construir uma narrativa substancial sobre sua vida e trabalho. Ao mesmo tempo em que fazem uma abordagem crítica da obra escrita pelo pernambucano, os Burke reconhecem suas muitas qualidades positivas, apresentando uma rica variedade de contextos culturais e políticos, em vez de simplesmente analisarem textos.

Repensando os Trópicos contextualiza e atualiza o pensamento e os acontecimentos que levaram às análises do sociólogo, descrito pelos autores como "um grande pensador social; um dos poucos que não surgiram da Europa Ocidental ou dos Estados Unidos" e que, por esse mesmo motivo, é singular em sua maneira de interpretar os fatos. Uma obra que destaca uma das forças de Gilberto Freyre, a de conseguir observar o Brasil tanto de um ponto de vista externo quanto interno.

Nenhum comentário: